OESPORTE

O Conteúdo certo

Apucarana passa a contar com duas canchas de Bocha no Centro Esportivo Áureo Caixote

O Centro Esportivo Áureo Caixote, inaugurado nesta sexta-feira (06/03), também conta com duas canchas de Bocha Sul-Americana. Diferentemente da bocha convencional, a cancha de bocha sul-americana tem 4 metros de largura por 24 metros de comprimento, com a bola pesando 1 quilo e 15 gramas. A “sul-americana” exige mais técnica em relação à “convencional”, devido ao piso liso da cancha.
A bocha, a convencional, em Apucarana passou a ser mais praticada no final dos anos 70 e início da década 80, tendo como um dos grandes incentivadores o saudoso radialista Hairton Santos, que trabalhava na Rádio Cultura AM. Santos, que faleceu no dia 19 de fevereiro de 2003, organizou muitos torneios nas canchas do Lagoão e do Parque Biguaçu, pelo Projeto “Esporte Para Todos”, o EPT.
O Município atualmente conta com a sua equipe de bocha, tendo 30 integrantes, coordenada por Claudir Silvério. Ele está há 15 anos no esporte.
De acordo com Claudir, a equipe apucaranense está disputando o Campeonato “Bocha Paraná”. Duas etapas já foram realizadas neste ano: janeiro em Altônia e fevereiro em Paranavaí. A terceira etapa está marcada para o dia 22 de março na cancha do Parque Biguaçu, em Apucarana.
Ainda em 2020, Apucarana vai marcar presença nos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s), em Jardim Alegre, e na fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s). Nesta última competição, Apucarana jogará em casa no mês de novembro.
Também no “Biguaçu” são realizados os treinamentos da equipe na sexta-feira (início às 6 horas), sábado e domingo (14 horas).
Em 2018, nos JAVI´s, a agremiação apucaranense ficou em terceiro lugar na classificação geral da modalidade. Já no ano passado, na mesma competição, realizada em Borrazópolis, os apucaranenses repetiram a dose e ficaram novamente com a medalha de bronze.

Leave a Reply