OESPORTE

O Conteúdo certo

Apucarana Sports inicia caminhada rumo a Primeira Divisão

Com três remanescentes e muitas “caras novas” no elenco, o Apucarana Sports inicia neste domingo (10/04), às 15h30, no Estádio Municipal Olímpio Barreto, contra o Foz do Iguaçu, a sua caminhada no Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso de 2022. Na primeira fase da competição, que reúne 10 equipes, o Dragão do Norte disputará nove jogos, sendo cinco em casa e quatro fora.
Para a estreia na competição estadual, 18 atletas apareceram no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e estão a disposição do técnico Douglas Santos, que no ano passado estava atuando no futebol japonês.
O goleiro Flaysmar, o zagueiro Dipão e o atacante Diego Paulista são remanescentes da temporada passada quando o Apucarana acabou sendo eliminado na semifinal da Segundona pelo União, de Francisco Beltrão. “Nós estamos com uma excelente equipe e com o apoio da diretoria e da torcida tenho confiança que brigaremos pelo acesso para a Primeira Divisão”, diz o zagueiro Dipão que faz a sua quarta temporada pelo clube (2016, 2020 e 2021).
As principas contratações foram o goleiro Edson Muniz, com passagem pelo próprio Apucarana em 2019, o lateral-direito Gabriel e o zagueiro Fandinho, que disputaram a Primeira Divisão nesse ano pelo União, de Francisco Beltrão, o zagueiro Van Dal, ex-Patriotas, o volante Barra, ex-Andraus, o meia Djair, que veio do Bandeirante-SP, e os atacantes Kenu, ex-Nacional, de Rolândia, e Bruno Andrade, com passagens por vários times paulistas e Rio Branco, de Paranaguá.
Também estão aptos para o jogo neste domingo os jovens Pedro Henrique (zagueiro), Juba, Rodrigo e Kekel (volantes), Ruan e Euler (meias) e Valentin e Vitinho (atacantes). Alguns deles farão parte da equipe sub-20 que estreia no Grupo C do Campeonato Paranaense da categoria no dia 7 de maio em Londrina, contra o Londrina Esporte Clube.
O presidente Douglas Rodrigues de Lima, que administra o clube desde 2018 quando a equipe estava na Terceira Divisão, diz que chegou o grande momento. “Como sempre acontece na véspera da estreia o coração está acelerado, mas estamos preparados e montamos um time vencedor que lutará em busca do tão desejado acesso. E para encarar o Foz do Iguaçu convoco a nossa torcida para que possamos estrear com o pé direito, pois esse é o momento de abraçar o time em busca da Primeira Divisão”, frisa Lima.
O dirigente disse ainda que o Apucarana segue em busca de mais algumas peças para a sequência da competição. A prioridade nesse início de disputa é trazer um lateral-esquerdo, um meia e mais um atacante.
A partida neste domingo será arbitrada por José Maria Molinari Filho, sendo auxiliado por Gustavo Kucharski e Paulo Henrique Rodrigues de Oliveira. Jeferson Fernando Ribeiro, de Rolândia, trabalhará como quarto árbitro.
A diretoria do Apucarana Sports informa que o ingresso para a arquibancada coberta custa R$ 20, 00, enquanto para a descoberta o valor é de R$ 10,00.
Além de Apucarana e Foz, a Segundona conta também com Laranja Mecânica, PSTC, Aruko, Andraus, Iguaçu, Prudentópolis, Toledo e Verê. Na primeira fase os times jogam entre si em turno único, classificando-se os quatro melhores para a semifinal. Na semifinal o primeiro colocado da fase inicial enfrenta o quarto e o segundo joga contra o terceiro. Os vencedores disputam o título e consequentemente garantem o acesso para o futebol de elite do Estado.
DUELOS COM O FOZ
O primeiro duelo entre Apucarana Sports e Foz do Iguaçu foi realizado no dia 27 de julho de 2014, no Estádio ABC, pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso. O Foz venceu por 2 a 0, com gols de Thiago Henrique e Baiano.
O time da casa venceu com Felipe; Luiz (Danilo Alvim), Casimiro, Rosivaldo e Téssio; Bruno Guerreiro, Baiano e Safira; Thiago Henrique (Eduardo), Negreiros (Tardelli) e Wellington.
O Apucarana, treinado por Gilberto Papagaio, foi derrotado com Ari; Maicon, Everton, Spice e Bruninho; Marcelo, Alex Ricardo (Willian Tarta), Caio e Felipe (Daniel); Cairo e Rai (Vinícius).
A partida foi arbitrada por Ricardo de Lima Legnane, sendo auxiliado por Mauricio José Braga e Marcelo Pavan. Na etapa final, o zagueiro Spice, do Apucarana, foi expulso.
As vitórias do Apucarana sobre o Foz ocorreram em 2014, também na Divisão de Acesso, e em 2019 pela Taça Federação Paranaense de Futebol (FPF), categoria sub-23.
Em 2014, pela segunda fase da Segundona, o Apucarana venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro Willian Formiga. Em 2019, no Estádio ABC, o Tricolor ganhou por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Jeferson.
Foram três empates no confronto: Foz 1 x 1 Apucarana (Segundona de 2014), Foz 1 x 1 Apucarana (Taça FPF de 2016) e Apucarana 0 x 0 Foz (Taça FPF de 2019). Portanto, foram seis jogos na história com duas vitórias do Dragão do Norte, uma vitória do Foz e três empates.

Tabela de jogos

Dia 10 de abril, às 15h30 – Apucarana x Foz do Iguaçu
Dia 17 de abril, às 15h30 – Apucarana x PSTC
Dia 20 de abril, às 15h30 – Laranja Mecânica x Apucarana
Dia 24 de abril, às 15h30 – Verê x Apucarana
Dia 1º de maio, às 15h30 – Apucarana x Iguaçu
Dia 4 de maio, às 15h30 – Prudentópolis x Apucarana
Dia 8 de maio, às 15h30 – Apucarana x Toledo
Dia 11 de maio, às 15h30 – Apucarana x Aruko
Dia 15 de maio, às 15h30 – Andraus x Apucarana

Por: Assessoria de Imprensa