OESPORTE

O Conteúdo certo

Confirmado na Terceira Divisão, Arapongas completa 45 anos

1-IMG_1571Fundado no dia 6 de junho de 1974, o Arapongas Esporte Clube completa 45 anos nesta quinta-feira. A equipe, que é presidida por Renato Souza Rodrigues, vem disputando os campeonatos estaduais das categorias sub-17 e sub-19, e também já garantiu presença no Paranaense da Terceira Divisão, com início programado para o mês de agosto. Inclusive nesta quinta, às 16 horas, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em Curitiba, ocorrerá o Arbitral da Terceirona.

O Arapongas foi fundado em 74, mas somente veio a disputar uma competição oficial de futebol profissional em 1976. Foi na disputa do Torneio Seletivo, num triangular que contava ainda com Nove de Julho (Cornélio Procópio) e Marumby (Curitiba). A competição dava ao campeão vaga para a Primeira Divisão naquele ano. A vaga foi obtida pela equipe procopense.

O primeiro jogo oficial do time alviverde foi disputado no dia 21 de janeiro de 76, em Londrina, quando empatou sem gols com o Nove de Julho.

Nesses 45 anos de existência, o Arapongão, como é chamado por seu torcedor, participou da Primeira Divisão em seis ocasiões: 1990 (22º lugar), 1991 (14º), 2011 (5º), 2012 (3º lugar e campeão do interior), 2013 (7º) e 2014 (10º).

Em 1991, na primeira fase da “elite” a equipe ganhou o Grupo B (Norte Pioneiro), enfrenando Matsubara, União Bandeirante, Nove de Julho, Platinense e Mixto Bordô. Já na Segundona por duas vezes foi vice-campeão, em 1989 e em 2010. Em 89 o campeão foi o Maringá Atlético Clube (MAC) e em 2010 o título ficou com o Roma Esporte Apucarana.

Entre os jogadores que até hoje são lembrados estão os goleiros Adilson, Renê, Paulinho, Ronaldo, Valter Rodrigues, Vilson, Danilo, Vitor e Edson Marden; os laterais Carioca, Batista, Cidão, Catula, Edel, Maicon, João Paulo, Edinho, George, Valmir, os zagueiros Bialeski, Calu, Valadão, Prego, Betão, Bruno Matavelli, Douglas, Neto Gaúcho, os meio-campistas Bressan, Sartori, Colucha, Valnei, Otávio, Zé Davi, Cardim, Vieira, Alexandre, Fabinho, Russo, Edmilson, Marcos Tora, Wellington, Jocivalter, Edu Amparo, Ruy, e os atacantes Paulo Marino, Dino, Ademir Mineiro, Itamar, Wilsinho, Baroninho, Adriano, Junior Santos, Baiano, Diogo, Vinícius, Tiago Adan e Léo Itaperuna.

Leave a Reply