OESPORTE

O Conteúdo certo

Equipes Paranaenses conhecem seus adversários na Copa do Brasil 2022

No início da tarde desta segunda-feira, 17, a Confederação Brasileira de Futebol realizou, em sua sede no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da Copa do Brasil 2022.

Ao todo são sete equipes paranaenses disputando a competição, um recorde histórico.
Apenas o Athletico não apareceu na lista de confrontos desta fase inicial, uma vez que o clube conquistou classificação para a Copa Libertadores e, por isso, entra na competição apenas na terceira fase. Londrina, FC Cascavel, Operário, Azuriz, Coritiba e Paraná Clube serão as outras equipes do Estado participantes.
Londrina, FC Cascavel, Operário e Azuriz foram os clubes com melhor classificação no Campeonato Paranaense de 2021, já o Coritiba e o Paraná Clube vão participar da Copa do Brasil em função do ranking nacional de clubes da CBF. Alviverde e Tricolor caíram, na mesma chave (2) então caso avancem na primeira fase, as equipes se enfrentarão na fase seguinte. Confira os confrontos:
Primeira Fase – Copa do Brasil 2022
Chave 2
Bahia de Feira x Coritiba
Pouso Alegre x Paraná
Chave 3
Mirassol x Grêmio
Azuriz x Botafogo-SP
Chave 4
URT x Avaí
Ceilândia x Londrina
Chave 6
Porto Velho x Juventude
Real Noroeste x Operário
Chave 18
FC Cascavel x Ponte Preta
Tocantinópolis x Náutico
Critérios
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol e o Regulamento Específico da Copa do Brasil, são três os critérios para disputa da competição:
“Critério 1: 12 (doze) vagas para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2022 e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2021 e complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2021;
Critério 2: 70 (setenta) vagas para os clubes classificados nas competições estaduais de 2021, excluídos os clubes já identificados no critério 1;
Critério 3: 10 (dez) vagas para os clubes classificados via o RNC de 2022, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.”
Copa do Brasil 2022
Na Primeira Fase da Copa do Brasil 2022, 80 clubes se enfrentam em jogos únicos e eliminatórios, com o mando de campo de cada partida pertencendo à equipe pior posicionada no Ranking Nacional de Clubes (RNC).
A partir da Terceira Fase, o modelo de disputa passa a ser com partidas de ida e volta. Na mesma fase, adentram ao torneio 12 clubes: equipes classificadas para a CONMEBOL Libertadores 2022, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B, além de clubes complementares oriundos da Série A, caso seja necessário para completar 12 vagas. O Athletico, classificado para a Copa Conmebol Libertadores entra apenas nesta terceira fase.
*Com informações do Site Oficial da CBF