OESPORTE

O Conteúdo certo

Maringá e Toledo faturam o Paranaense Sub-18

 
6 - Handebol2015_final_FEM_MaringaxAltoParanaA equipe feminina da Prefeitura de Maringá/Unifamma/Unimed e a masculina de Toledo conquistaram no domingo (04/10) o título do Campeonato Paranaense Sub-18 de 2015. As disputas ocorreram no ginásio de esportes Chico Neto, palco da última etapa da competição organizada pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR). Os jogos decisivos foram ´recheados´ de emoção, principalmente a final masculina, que teve a vitória de Toledo sobre Maringá nos lances de 7 metros, após empates no tempo normal e prorrogação. Já a disputa feminina apresentou a vitória de Maringá sobre Alto Paraná no tempo normal.
 
1 - Handebol2015_Maringa_MAS_vice 2 - Handebol2015_AltoParana_FEM_vice 3 - Handebol2015_CascavelFEM_Bronze 4 - Handebol2015_Colorado_MAS_Bronze 5 - Handebol2015_FEM_FINAL_MaringaxAltoParana  7 - Handebol2015_final_MaringaxToledo 8 - Handebol2015_final_MAS_MaringaxToledo 9 - Handebol2015_final_torcida 10 - Handebol2015_Maringa_FEM_campeao
Toledo busca empates e supera Maringá na decisão masculina
 
Foi um ´jogão´ o último duelo do Campeonato Paranaense de Handebol Sub-18, valendo a medalha de ouro no masculino da Chave Ouro. As melhores equipes, Prefeitura de Maringá/Unifamma/Unimed e Toledo valorizaram a primeira posição, com muita dedicação em quadra, forte marcação e golaços, que mexeram com a ´galera´ nas arquibancadas.
 
Na última etapa classificatória da competição, em Iporã, as equipes ficaram no empate. Por isso, havia a expectativa de um grande jogo, e promessa de que o vencedor não conseguiria abrir boa vantagem. E, de fato, isso ocorreu na grande final.
 
Na primeira etapa, Maringá chegou a dominar o jogo em alguns momentos, mas nos últimos minutos os times se igualaram tecnicamente, e a partida quase terminou empatado, mas no último lance do primeiro tempo, Pedro conseguiu o gol que colocou Maringá em vantagem: 10 a 9.
 
Na etapa complementar, Maringá ´segurava´ a vantagem mínina, e as equipes abusavam nas jogadas de efeito, e nos gols de categoria. Toledo começou a mudar a história do confronto aos 22 minutos. É que pela primeira vez o time visitante assegurou a vantagem no placar, com 17 a 16 sobre Maringá. Ainda segurou a vantagem em 18 a 17, e depois a partida permaneceu com gols a cada lado. No último minuto, com a partida em 20 a 20, Maringá teve lance incrível para conseguir a vitória, mas houve a defesa adversária, e ainda restaram alguns segundos para Toledo chegar à meta maringaense, para decidir o jogo, e aí o goleiro de Maringá ´salvou´ a equipe da derrota.
 
Com o empate em 20 gols, houve prorrogação – dois tempos de 5 minutos. Os times ignoraram o cansaço e os gols voltaram a ocorrer: 3 a 3 foi o placar final. Com mais um empate, aí o campeonato foi decidido nos lances de 7 metros, que teve vitória de Toledo, por 5 a 3.
 
A equipe de Toledo faturou o campeonato com os atletas Arlei, Daniel, Felipe, Felipe Oliveira, Gabriel Ansolim, Gabriel Marcondes, Henrique, Igor, Juliano, Luis Carlos, Maicon, Mateus e Mateus Cárdona. Técnico: Mauro Ansolim.
 
A equipe de Maringá encerrou como vice-campeã com os atletas Felipe, Gabriel, Igor, Idrênio, João Vitor, Leonardo, Léo Silva, Leonardo Pedroso, Leonardo Fabrício, Maicon, Miguel, Murilo, Murilo Gomes, Paulo, Victor e Pedro. Técnico: Eduardo Lopes.
 
 
Maringá vence Alto Paraná na final feminina
 
Na disputa feminina, a equipe da Cidade Canção venceu Alto Paraná por 25 a 21. No início da partida, a goleira Laísa, de Alto Paraná, torceu o joelho, e acabou substituída por Natália.
 
O jogo foi equilibrado, mas o time de Maringá sempre esteve à frente no placar, oscilando entre dois e quatro gols. Assim, 15 a 11 foi o resultado da etapa inicial. Na etapa complementar, a equipe da Prefeitura de Maringá/Unifamma/Unimed manteve o jogo à sua maneira. Foi ao ataque com tranqüilidade, e buscou um melhor rendimento na marcação. Mas as garotas de Alto Paraná voltaram a ´gostar´ do jogo, apertaram, mostraram boa pontaria e chegaram a diminuir a diferença em um gol. Depois disso, o ´alerta´ foi ligado e as garotas de Maringá voltaram a mostrar eficiência na última boa ofensiva, e a vantagem de quatro gols se manteve (25 a 21) e a equipe confirmou a medalha de ouro.
 
A equipe maringaense formou com Andressa, Rebeca, Rocha, Flor, Maju, Jennifer, Tôfa, Gabizão, Rita, Larissa, Raquel, Carol, Mariana, Gabriela, Bárbara e Bianca. Técnica: Clarice Braga.
 
Alto Paraná terminou vice-campeã com Laísa, Natália, Patrícia, Juliana, Mariana Bóvio, Gabriela, Mariana Merti, Lorena, Nágela, Larissa, Vanessa e Carolaine. Técnico: Marcos Beline.
 
DISPUTA DO BRONZE
Os confrontos também foram equilibrados nas disputas da medalha de bronze. No masculino, Colorado superou a equipe AC5/Cascavel/Unimed pelo placar de 33 a 27. A vantagem de seis gols foi conquistada ainda no primeiro tempo, com placar de 17 a 11.
 
No jogo, o time de Colorado atuou mais tranqüilo, sem a tensão da estreia decisiva, na fase semifinal, contra Toledo. Além disso, o time de Cascavel demonstrou desgaste físico após o confronto contra a Prefeitura de Maringá/Unifamma/Unimed, pelas semifinais. Por isso, o jogo foi equilibrado, porém, o time de Colorado se manteve na dianteira do placar durante o jogo todo.
 
A disputa do bronze feminino foi entre as equipes Santa Maria/Caio/Mion/Cascavel e Iporã, que teve vitória cascavelense pelo placar de 31 a 28.
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL
MASCULINO
1 – Toledo
2 – Prefeitura de Maringá/Unifamma/Unimed
3 – Colorado
 
FEMININO
1 – Prefeitura de Maringá/Unifamma/Unimed
2 – Alto Paraná
3 – Cascavel
 
A etapa final do Campeonato Paranaense Sub-18 da Liga de Handebol do Paraná (LHPR) teve os apoios da Associação Maringaense de Handebol, Prefeitura de Maringá, Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Federação Internacional de Handebol (IHF), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná (SEET), Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), CREF9/PR e patrocínios da Kagiva e Caio Eventos.
 
 
Fotos: Wellington Carvalho
Divulgação
Orlando Gonzalez
(44) 9903-6304
 
orlandogonzalez@radiomaringa.com.br
www.radiomaringa.com.br
http://orlandogonzalezass.wix.com/omgonzalez

Leave a Reply