Com homenagens, 56ª Prova Pedestre 28 de Janeiro é lançada em Apucarana

Em evento realizado no auditório da Unimed, de Apucarana, foi lançada no início da noite de ontem a 56ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro que neste ano terá a participação de mais de 3100 atletas. A corrida será disputada amanhã e faz parte das comemorações do 74º aniversário do município.

A competição, que será disputada neste sábado, vai abrir o calendário esportivo apucaranense e faz parte das comemorações do 74º aniversário do município.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito Beto Preto; a secretária municipal de Esportes e Juventude da Prefeitura, Jossuela Pinheiro; a doutora Marly Hirata Figueiredo, presidente da Unimed Apucarana; o gerente de relacionamento de pessoas físicas da Caixa Econômica Federal, Leonardo Luiz; Evelise Berton, representando o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi; demais autoridades da cidade e vários integrantes da equipe Pé Vermelho.

No lançamento da tradicional prova foram homenageados o professor de educação física Juraci Pereira Barbosa e o empresário João Dias. Eles receberam do prefeito Beto Preto e da secretária Jossuela, placas de honra ao mérito pelos serviços prestados ao esporte apucaranense.

Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas, a Faficla (hoje Unopar), Juraci foi o fundador da equipe Pé Vermelho que completa 20 anos de atividades em 2018. Ex-praticante de atletismo, Juraci se dedica às aulas de condicionamento físico nas academias da cidade. Foi técnico de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes, organizador da Prova 28, preparador físico do Apucarana Atlético Clube (AAC) e da seleção apucaranense de futsal adulto.

Proprietário de uma loja de calçados na cidade, João Dias, hoje é um dos atletas mais experientes da “Pé Vermelho”, atuando ainda como incentivador e divulgador da agremiação que mais uma vez vai estar disputando a prova pedestre mais antiga do Paraná.

“Todo ano é uma honra participar da organização da prova que entra em sua 56ª edição e que um dia chegou a ser a segunda do Brasil, ficando somente atrás da Corrida de São Silvestre (São Paulo). A nossa prova tem um charme e uma força da população que vai para as ruas”, destacou o prefeito.

Ele parabenizou toda a equipe da Secretaria de Esportes e Juventude pelo trabalho desenvolvido e enalteceu o número de participantes na prova que vai ocorrer neste sábado.

Em lançamentos da prova de anos anteriores também já foram homenageados os atletas Gainete Ferensovicz, Santo Trevisan, Cláudio Ribeiro, o Claudinho (bicampeão da prova em 1982 e 1983), Lourdes Maria de Jesus Oliveira, Rosiane Cristina Bolonheze, o prefeito Beto Preto entre outros.

Durante o evento, o professor José Marcelino da Silva, o Grilo, coordenador geral da “28”, confirmou a presença de mais dois atletas de elite para a prova de amanhã. Tratam-se dos irmãos gêmeos Cosme e Damião Ancelmo de Souza, de Alagoas que defendem a equipe Bradesco Seguros. Grilo disse que os dois já correram em Apucarana. “Eles nunca venceram aqui, mas já subiram no pódio da prova em outras ocasiões”, destacou Grilo.

A Vinteoitinha terá início neste sábado às 17 horas. Em seguida, às 19 horas, ocorrerá a corrida de 5 Km, e às 20h15, será dada a largada para a prova de 10 Km.

Retirada dos Chips – As retiradas dos chips para os atletas de Apucarana e de cidades próximas na região foram iniciadas ontem, prosseguindo hoje das 8 às 18 horas, no Cine Teatro Fênix. Já para os competidores de cidades mais distantes a retirada vai acontecer amanhã das 8 às 16 horas, também no mesmo local.

Responsável por um evento que atenda as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), a comissão organizadora da 56ª Prova Pedestre 28 de Janeiro vai colocar uma grande estrutura médica à disposição dos 3.100 atletas inscritos na corrida do próximo sábado (27).

O atendimento nesta será garantido pela soma de esforços da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), da Faculdade de Apucarana (FAP) e do Corpo de Bombeiros.

A AMS disponibilizará ambulância, enfermeiros e técnico de enfermagem. A FAP participa com alunos dos cursos de fisioterapia e enfermagem que, supervisionados por professores, prestam atendimento aos atletas que completam o percurso e necessitam de cuidado para se restabelecer com mais rapidez. Os Bombeiros, por sua vez, reforçam a estrutura médica com uma ambulância e socorristas.

A prova será disputada em três categorias, a Vinteoitinha a partir das 17 h, a de 5 Km a partir das 19 h e a principal de 10 km, às 20h15.  “Contamos com uma estrutura médica que atende as normas de uma corrida pedestre oficial no país. Temos atletas de 5 a 75 aos e prezamos por garantir a segurança de cada um deles”, afirma a secretaria municipal de esportes, Jossuela Pinheiro.

A Prova Pedestre 28 de Janeiro é uma das grandes atrações do aniversário de Apucarana e do pedestrianismo brasileiro. É oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo desde 2004 e a esta entre as dez mais antigas do país.

Compartilhe
Rolar para cima