OESPORTE

O Conteúdo certo

Apucarana confirma que vai sediar os JUP`s e os JAP`s em 2022

Em reuniões realizadas nesta quarta e quinta-feira no Centro da Juventude Alex Mazaron (Ceja), foi confirmado que Apucarana sediará a 61ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUP´s) e a 64ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s). A primeira competição ocorrerá de 15 a 21 de julho e a segunda está marcada para os dias 4, 5, 6, 12, 13, 25, 26 e 27 de novembro em várias praças esportivas do município.
Estiveram presentes nos encontros o secretário municipal de esportes da Prefeitura de Apucarana, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, o superintendente da pasta, Tom Barros, o assessor técnico Matheus Eduardo da Silva Ferreira, o coordenador de esporte de rendimento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Emerson Venturini, o Milico, o chefe do escritório regional da instituição, Vilmar Caus, o Mazinho, e os coordenadores técnicos Vitor Martinez e Richard César Salvador.
O professor Grillo diz que Apucarana segue a tradição de realizar competições de alto nível. “Com o total apoio do prefeito Junior da Femac, Apucarana pelo segundo ano seguido será a casa dos Jogos Universitários do Paraná e dos Jogos Abertos. Os JUP´s somente serão realizados no mês de julho e os JAP´s acontecerão em novembro, mas a nossa equipe já está preparada e empenhada para a realização de mais dois grandes eventos esportivos em nossa cidade”, destaca o professor Grillo.
Milico enalteceu a cidade e disse que Apucarana mais uma vez abre as portas para a realização dos Jogos Oficiais do Estado. “Apucarana tem uma estrutura invejável e nesse ano a gente retorna graças a Deus com as questões quase normais de eventos esportivos e de massa, tendo de volta a utilização dos alojamentos para as equipes. A arbitragem e o pessoal de apoio ocuparão a rede hoteleira, movimentando a economia e agradeço o prefeito Junior da Femac e a equipe da Secretaria de Esportes pela recepção”, frisa Milico.
Após a reunião nesta quinta-feira no final da tarde a comitiva vistoriou algumas praças esportivas que serão sedes das duas competições na cidade. Também nesta sexta-feira pela manhã foram vistoriados outros locais.
Os Jogos Universitários de 2022 serão disputados nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, taekwondo, natação, xadrez e tênis de mesa (masculino e feminino).
No ano passado devido à pandemia da covid-19, Apucarana sediou apenas o basquetebol, o futsal, o atletismo e a natação. O basquetebol aconteceu no Centro Esportivo Áureo Caixote, o futsal no Complexo Estação Cidadania, enquanto o atletismo e a natação ocorreram no Complexo Esportivo Lagoão. O município de Arapongas realizou o handebol e o karatê, o judô aconteceu em Jandaia do Sul e Cambira foi sede do voleibol.
Em Apucarana na temporada 2021 competiram atletas da FAG (Cascavel), FATEB (Telêmaco Borba), Guairacá (Guarapuava), Integrado (Campo Mourão), Universidade Estadual de Londrina (UEL)-Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)-Ponta Grossa, Uniamérica (Foz do Iguaçu), Unicesumar (Maringá), Unioeste (Cascavel) e Unopar (Campo Mourão).
Já os 64º Jogos Abertos do Paraná acontecerão nas modalidades de badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futebol sete, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis de mesa, tênis, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Desde 2013, Apucarana vem sediando as principais competições no Paraná. São elas: em 2013, fase macrorregional dos JEP`s e fase regional dos JAP´s; em 2014, fase final dos JOJUP´s; em 2015, fase final B e fase final A dos JEP´s; em 2016, fase final B dos JEP´s, fase final B dos JAP´s, final do Bom de Bola e fase final B dos JOJUP´s; em 2017, fase final A dos JEP´s e fase final A dos JAP´s; em 2018, fase final B dos JEP`s; em 2019, fase final B dos JEP´s; e em 2021, fase final dos JUP`s e fase final dos JOJUP´s e dos JAP´s.