OESPORTE

O Conteúdo certo

Apucarana promove o 2º Torneio de Handebol de Areia neste domingo

A Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana promove neste domingo (27/10), a partir das 9 horas, na quadra do Parque Municipal Jaboti, o 2º Torneio de Handebol de Areia, categoria livre (masculino e feminino). Vão participar agremiações de Apucarana, Ponta Grossa, Marialva e Ubiratã.
Pelo naipe feminino se inscreveram os times do Ubiratã, Ponta Grossa, Apuka, Colégio São José A e Tamura. As equipes do Peaky Blinders, Marialva, Colégio Platão, Neiva e Barcelona disputam a competição no masculino.
Ao todo serão realizados 22 jogos. Peaky e Colégio Platão no masculino, às 9 horas, abrem a competição. A final feminina está prevista para as 17h40 e a disputa do título masculino para as 18h05.
O objetivo da competição é popularizar a modalidade no município e fomentar a formação de escolinhas de base.
O torneio tem a coordenação da professora Marta Valentim Ferreira de Freitas, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, chefiada por Jossuela Pinheiro.
O esporte – São diversas as diferenças do handebol com o handebol de areia, a começar pelo tipo e tamanho da quadra, mas a maior peculiaridade dessa modalidade é possuir pontuações diferentes para cada tipo de jogada. O gol regular (é o gol normal, feito com os pés apoiados na areia ou saltando com a bola): 1 ponto; Gol aéreo: 2 pontos (quando o jogador recebe e arremessa a bola em suspensão (no ar), sem nenhum contato com o solo); Gol especial ou Giro (é o criativo ou espetacular, o giro deve ser de 360°, deve começar com os pés apontados para o gol e deve ser aéreo/em suspensão): 2 pontos; Gol de goleiro (coringa): 2 pontos; Tiro de 6 metros: 2 pontos.
As partidas possuem dois sets de 10 minutos, cada um computado de forma independente com o intervalo de 5 minutos entre eles. Cada equipe pode solicitar um tempo técnico de 1 minuto em cada período. Se a partida terminar com empate após o término de um set, o árbitro aplica uma prorrogação para que seja marcado o Golden Goal. Se ao final dos dois sets houver o empate, acontece o Shoot-out, que é parecido com um “pênalti” em movimento, para decidir o jogo (cinco tiros para cada time).
Cada equipe pode ter até dez jogadores no time, sendo quatro titulares (três jogadores de linha e um goleiro) e o restante reserva. É preciso ter no mínimo seis jogadores por time para a partida começar. A troca de jogadores ao longo do jogo acontece na zona de substituição (que possui 15 m da quadra) de forma ilimitada.

Leave a Reply