OESPORTE

O Conteúdo certo

Apucarana termina em 7º lugar nos Jogos Abertos do Paraná

4-JAPsIMG_5138Encerrada neste final de semana a 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), fase final A, com as disputas decisivas de badminton, rugby, taekwondo e futsal, Apucarana terminou a principal competição do Estado em sétimo lugar com 154 pontos ganhos. Maringá foi a campeã geral dos jogos com 597 pontos, seguida por Cascavel (498), Foz do Iguaçu (366), Toledo (283), Campo Mourão (263) e Ponta Grossa (228).

21-9 - FOTO(PROFETA) (9)

Competindo em casa, Apucarana conquistou cinco medalhas de ouro, sendo quatro no atletismo (masculino e feminino) e uma no futebol, também recebeu medalhas de prata e de bronze novamente no atletismo (feminino) e no karatê (masculino e feminino), pontuando ainda nas modalidades de badminton (m e f), basquete (m), handebol (m), rugby (m), tênis (m), tênis de mesa (f) e vôlei de praia (f).

6BA45F0E-9D27-460C-B648-214F396A5F66

Contente e satisfeita com a campanha da cidade nos JAP´s, a secretária municipal de Esportes, Josseula Pinheiro, parabenizou os atletas e agradeceu a sua equipe de trabalho durante a competição. “Equipe do esporte, o que tenho a dizer para vocês é muito obrigado. Vocês me impressionaram com a determinação, competência e seriedade nesse grandioso evento dos 60º Jogos Abertos. Fomos perfeitos na organização e nossas equipes competitivas chegaram ao sétimo lugar na classificação geral e com o segundo lugar na disciplina. Tenho certeza que Deus esteve presente no comando de tudo. Foi uma grande parceria entre o Estado e Apucarana. Obrigada Beto Preto e Júnior da Femac, sintam orgulho dessa equipe que abraçou o Esporte do Paraná. Vamos em frente”, disse a secretária.

Há 24 anos, Apucarana não conseguia ficar entre as dez melhores cidades do Estado na classificação geral final dos jogos. Em 1993, justamente em Apucarana, o município obteve a nona colocação com 21 pontos. Naquela edição, que reuniu 76 cidades, Ponta Grossa foi campeã com 121 pontos, seguida por Londrina (115) e Maringá (88). Na época a pontuação era diferente em relação a competição deste ano.

C009A519-BBED-494C-8078-ACB2929F531E

Em 93, Apucarana foi medalha de ouro com Cláudio Marcelino da Silva, o Cigarrinha, no atletismo, e com Celso Ogawa no judô, ficando ainda com a prata no futebol.

Antes disso, Apucarana havia sediado os JAP´s em 1965 e 1980 (sua melhor participação em casa). Em 65, o município ficou entre as cinco melhores cidades do Estado, sendo campeão no basquete (f), tênis (m) e vôlei (f), vice no boliche (m e f), e terceiro colocado no basquetebol (m) e natação (f).

Já em 80, na classificação geral, Apucarana ficou em terceiro lugar ao lado de Ponta Grossa com 55 pontos, ficando somente atrás de Maringá (126) e Londrina (62). A cidade sede foi campeã no basquete e vôlei (f), vice no atletismo (m) e no futebol, e terceiro lugar no tênis (m) e tiro ao alvo (m). Apenas 32 municípios competiram naquela competição.

Classificação final dos JAP´s

1º) Maringá 597 pontos

2º) Cascavel 498 pontos

3º) Foz do Iguaçu      366 pontos

4º) Toledo    283 pontos

5º) Campo Mourão   263 pontos

6º) Ponta Grossa 228 pontos

7º) APUCARANA     154 pontos

8º) Guarapuava   153 pontos

9º) São José dos Pinhais  146 pontos

10º) Londrina     107 pontos

11º) Paranavaí    103 pontos

12º) Fco. Beltrão       81 pontos

13º) Arapongas   75 pontos

14º) Marechal C Rondon 72 pontos

15º) Araucária    54 pontos

26º) Bom Sucesso     24 pontos

27º) Ivaiporã      23 pontos

57º) Faxinal 9 pontos

A fase final A dos JAP´s em Apucarana teve a presença de 73 municípios

CIDADES CAMPEÃS NAS MODALIDADES NA 60ª EDIÇÃO

 Maringá 1º lugar (tênis de mesa (f), bolão (f), ciclismo (m e f), vôlei de praia (m e f), natação (m), judô (m e f), tênis (f) e vôlei (f))

 Cascavel      1º lugar (tênis (m), handebol (f), taekwondo (m e f), badminton (f), tênis de mesa (f) e bolão (m)

 Toledo  1º lugar (rugby (f), badminton (m) e ginástica rítmica

 Campo Mourão  1º lugar (handebol (m), atletismo (m e f))

Ponta Grossa      1º lugar (natação (f), xadrez (m) e futsal (f))

 Londrina      1º lugar (rugby (m) e basquetebol (m))

Araucária     1º lugar (karatê (m e f))

 Apucarana   1º lugar (futebol de campo)

 São José dos Pinhais 1º lugar (basquetebol (f))

 Mallet   1º lugar (bocha)

 Palmas  1º lugar (vôlei (m))

Piraí do Sul 1º lugar (xadrez (f))

Umuarama   1º lugar (futsal (m))

 C009A519-BBED-494C-8078-ACB2929F531E

Beto Preto é homenageado no encerramento da fase final A

Na solenidade de encerramento da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), que aconteceu neste domingo no Ginásio Municipal de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), o prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi homenageado pela Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná. Ele recebeu das mãos do coordenador geral dos jogos, Emerson Venturini, o Milico, um troféu denominado “Prefeito do Esporte”.

No evento de encerramento da competição, Venturini discursou, em nome do secretário Douglas Fabrício, justificando a homenagem. “Nos últimos cinco anos, por iniciativa do prefeito Beto Preto, Apucarana foi a cidade que mais sediou jogos de âmbito estadual, disponibilizando toda a sua estrutura física e sua excelente equipe de organização”, argumentou Venturini.

Diante da deferência especial por parte da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, o prefeito Beto Preto agradeceu a honraria recebida. “Sempre apoiamos o esporte, por que seus reflexos são positivos em todos os sentidos, e iremos manter essa conduta enquanto estivermos à frente da Prefeitura de Apucarana”, comentou o prefeito.

Ele ressaltou ainda que Apucarana se classificou em sétimo lugar na classificação geral dos 60º Jogos Abertos do Paraná. “Há quase vinte anos, Apucarana não ficava entre os dez primeiros e isso já é uma grande conquista nessa retomada do apoio ao esporte amador no município”, assinalou o prefeito, acrescentando ainda que Apucarana superou até municípios de maior porte como Londrina e São José dos Pinhais.

O prefeito também destacou o troféu recebido por Apucarana como a segunda melhor cidade na competição, no critério de “disciplina”. Também participaram da solenidade de encerramento o vice-prefeito Junior da Femac, a professora Jossuela Martins Pirelli Pinheiro, secretária municipal de Esportes e Juventude, demais dirigentes da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná e parte da equipe da Secretaria de Esportes e Juventude de Apucarana.

6BA45F0E-9D27-460C-B648-214F396A5F66

Cidade anfitriã ganha o “Troféu Disciplina”

Tão importante quanto as vitórias é a forma como elas são conquistadas. E para isso a Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná instituiu na 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s)

o Troféu Disciplina, uma forma de reconhecer aqueles que, acima das rivalidades e confrontos, coloca em primeiro lugar o respeito ao adversário. E a vencedora neste quesito, como um maravilhoso exemplo a todos os desportistas, foi também a grande campeão geral, Maringá. Em segundo, a cidade anfitriã, Apucarana, e em terceiro Ponta Grossa.

Apucarana que provou, além da disciplina de seus atletas e do reconhecimento como a capital do boné, ser especialista em sediar grandes eventos esportivos em parceria com o Governo do Estado do Paraná. “Apucarana está sempre de braços abertos para receber o esporte paranaense. É uma grande parceira nossa, do esporte e do governador Beto Richa. Só tenho a agradecer ao prefeito Beto Preto e a toda Apucarana por recepcionar tão bem a nossa equipe organizadora e nossos atletas”, agradeceu Douglas Fabrício, secretário de Esporte e do Turismo do Paraná.

A competição, que teve a duração de dez dias (somando o cerimonial de abertura), reuniu mais de 4.700 atletas, divididos em 19 modalidades, contando com a participação de 76 municípios.

Leave a Reply