OESPORTE

O Conteúdo certo

Arapongas é campeã no xadrez feminino na fase final B dos JOJUPS

O último dia de competições do xadrez na 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), fase final, Divisão B, em Francisco Beltrão, reservou fortes emoções nas partidas que definiram os campeões no convencional e a classificação geral da competição.
No convencional feminino o título ficou com a equipe de Arapongas, que derrotou Douradina na rodada decisiva e foi beneficiado pela derrota de Maringá para Iretama. Com os resultados da 5ª e última rodada Arapongas terminou em 1º lugar com 15 pontos, enquanto Maringá levou a medalha de prata, com 13 pontos. A medalha de bronze foi para Iretama, com 11 pontos.
Após a conquista a enxadrista de Arapongas, Helen Ramazzotte Monteiro, disse que a sensação é de dever cumprido com a medalha de ouro. “Nosso objetivo sempre foi à medalha de ouro no convencional e conseguimos alcançar essa meta devido ao empenho de toda a equipe, que mesmo contra adversários muito capacitados conseguiu fazer uma ótima competição”, comentou a enxadrista, que também levou o ouro no tabuleiro quatro.
No feminino, Arapongas foi representada por Isabella Molinari, Maitê Suzuki da Silva,
Helen Ramazzotte Monteiro, Maria Eduarda Leal Oliveira e Bianca Maria Lopes. O técnico é Kássio Barbosa.
No masculino a conquista foi para Ibiporã, após uma partida complicada contra Siqueira Campos, em confronto direto valendo o título. Em outra partida decisiva o selecionado de Maringá superou Cafezal do Sul e deixou a disputa, com Ibiporã empatada. As duas equipes ficaram empatadas com 13,5 pontos e no desempate o ouro ficou para Ibiporã. A medalha de bronze foi para a equipe de Siqueira Campos, com 12 pontos.
Tabuleiros – Nos tabuleiros as disputas foram acirradas, com 11 equipes conquistando pelo menos uma medalha no masculino. O principal destaque ficou para Ibiporã, com três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze e Siqueira Campos também com três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Maringá e Cafezal do Sul ficaram com duas medalhas cada, enquanto as equipes de Roncador; Cascavel; Cruzeiro do Oeste; Iretama; Ampére e Marechal Cândido Rondon; conquistaram uma medalha cada.
No feminino o principal destaque foi Arapongas, com quatro medalhas, sendo três medalhas de ouro e uma de prata. Iretama também obteve destaque com uma medalha de prata e duas de bronze.  Maringá; Cruzeiro do Oeste; Douradina; Cascavel e Pinhão ficaram com duas medalhas e Francisco Beltrão conquistou uma medalha.
As conquistas por equipe no convencional masculino e feminino por parte de Ibiporã e Arapongas fizeram toda a diferença para que as equipes também ficassem com o título de campeão geral. No masculino, Arapongas contou com os enxadristas Abner Toriba, João Pedro Figueiredo, João Alberto, João Vitor e Wilson Coelho.
No feminino o selecionado de Arapongas ficou com a medalha de ouro, com 1202 pontos, seguido por Maringá, com 1152 pontos e Cruzeiro do Oeste, com 946. O técnico do município de Arapongas, Kássio Barbosa, ressaltou que o título inédito deve fazer com que mais pessoas pratiquem a modalidade.
“É um título inédito e além disso estamos voltando pra casa com 13 medalhas. Podemos dizer que estamos muito bem, são mais de 580 enxadristas no município desde o 5º ano, participando de várias competições dentro do município, o que tem feito total diferença para a nossa evolução nas competições”, destacou Barbosa.
No masculino a medalha de ouro foi para Ibiporã, com 1289,83 pontos. A medalha de prata foi para a equipe de Maringá, com 1125,50 pontos e o bronze foi conquistado pela equipe de Siqueira Campos, com 1082,27 pontos.
Ao todo mais de 150 enxadristas de 25 equipes participaram da competição, sendo 14 times no masculino e 11 no feminino.
A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Fase Final Divisão B são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte e apoio do município de Francisco Beltrão.

Leave a Reply