OESPORTE

O Conteúdo certo

Fase final “B” Jogos Escolares são abertos em Apucarana

IMG_1534-001Com o Centro Esportivo Madre Josafata do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha), lotado, foi aberta nesta sexta-feira à noite com uma bonita festa, a fase final da classe “B” dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s).A competição, que prossegue até o dia 25 deste mês, também com algumas disputas em Arapongas, é classificatória para os Jogos Escolares da Juventude, evento que será realizado de 3 a 12 de setembro em Fortaleza-CE.
A ex-ginasta Daiane dos Santos, que por muitos anos defendeu a Seleção Brasileira, inclusive sendo campeã mundial em 2003, foi uma das atrações na solenidade de abertura.
IMG_1573-001
Em sua chegada ao ginásio de esportes ela deu autógrafos, fez fotos com os fãs, crianças e com algumas autoridades, e rapidamente atendeu a imprensa local.
IMG_1352-001
“Os Jogos Escolares são muito importantes para os alunos, tendo como objetivo principal o de revelar novos talentos no esporte para o Brasil. A educação e o esporte tem uma ligação vitoriosa. Por isso, curtam bastante os jogos e consigam levar o valor do esporte nesta competição”, destaca Daiane.
IMG_1534-001
Gaúcha de Porto Alegre, ela recebeu o fogo simbólico das alunas Izabela Beatriz e Beatriz Koslyk Tamura, e fez o acendimento da pira olímpica. Já a aluna Ana Luiza Sasso, do Colégio São José, realizou o juramento do atleta.
 
Também foram destaques no cerimonial as alunas da rede estadual de ensino, que fazem parte do Projeto Adolescer, comandado pela professora Maria Agar, secretária de Cultura e Turismo do Município. Com cordas, elas realizaram uma bonita apresentação de dança. Ainda na solenidade foi executado o hino nacional, com o evento sendo fechado com a confraternização entre os competidores.
IMG_1429-001
Estiveram presentes o prefeito Beto Preto; o Secretário de Esportes e Turismo do Paraná, João Douglas Fabrício; a chefe do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Maria Onide Balan Sardinha; o Secretário Municipal de Esportes de Apucarana, Paulo Kisner; a coordenadora dos JEP´s, Marcia Tomadon; o coordenador disciplinar de educação física do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Robson Desiderá, e outras autoridades políticas e esportivas de todo o Estado.
IMG_1479-001
Durante uma semana e dois dias a competição vai contar com alunos de 12 a 14 anos de idade na disputa das modalidades de atletismo, badminton, basquete, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, skate, luta, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Vão participar dos JEP´s atletas e equipes de 291 cidades do Estado.
Os JEP´s são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte (EREs), com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.
 
Nove modalidades abrem a competição
 
As modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, voleibol, vôlei de praia e xadrez, pelos naipes masculino e feminino, têm hoje o primeiro dia de competições pela fase final, classe “B”, dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s).
O badminton vai ocorrer a partir das 9 horas, no Serviço Social da Indústria (Sesi), enquanto as demais modalidades do dia serão desenvolvidas nas praças esportivas de Apucarana.
Às 9 horas, no Complexo Esportivo do Lagoão, que recebeu algumas benfeitorias, começam as disputas do atletismo. O judô será realizado no Colégio Estadual Nilo Cairo, com início às 9 horas. A modalidade de xadrez vai acontecer no Clube de Campo Água Azul, às 9 horas, enquanto no mesmo horário e local será desenvolvida o vôlei de praia. Nesta modalidade, duplas dos colégios São José e Tadashi Enomoto farão as suas estreias.
O basquete será disputado, a partir das 8h30, com partidas nos ginásios do Colégio São José e Sesi. No “São José”, às 16h30, no feminino “B”, o Colégio Platão, de Apucarana, encara o Colégio Emília Erichsen Jr.
Também no Colégio São José e no Ginásio Adildo Mecenas acontecerá a primeira rodada do futsal. Os primeiros jogos da rodada terão início às 9 horas, enquanto os últimos confrontos serão às 15h40.
O handebol terá partidas nos colégios Platão e Antônio dos Três Reis de Oliveira, a partir das 8h30, enquanto o vôlei terá a rodada inicial, às 9 horas, no Colégio Mater Dei e no Caic. No Mater Dei, às 17 horas, no masculino “B”, jogam São José, de Apucarana, e Colégio Dois Vizinhos.
Até o próximo sábado a competição também será disputada nas modalidades de ciclismo, ginástica rítmica, natação, skate e tênis de mesa.

Leave a Reply