Tanzanianos vencem no masculino e feminino os “10 KM” da Prova 28 de Janeiro

A 62ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, realizada em Apucarana neste sábado, 25 de janeiro, foi um grande sucesso, com a participação de 4.800 atletas. O tanzaniano Joseph Tiophil Panga, que havia sido vice-campeão da edição de 2023, conquistou o primeiro lugar na prova de 10 km masculina com o tempo de 29 minutos e 15 segundos. No feminino, a vitória foi de Anastazia Dolomongo Ng’Ombengeni, também tanzaniana, que completou o percurso em 33 minutos e 31 segundos.

A corrida, que celebra o aniversário de 81 anos de Apucarana, teve um recorde de inscritos neste ano, com 4.200 vagas esgotadas. Além do desempenho dos vencedores, o evento foi marcado pela presença do prefeito Rodolfo Mota, que destacou a importância da prova para a cidade e as melhorias feitas no trajeto, como a substituição de lâmpadas e a manutenção da arborização.

O percurso de 10 km, que teve início na Praça Rui Barbosa, foi composto por duas voltas por um circuito de cinco quilômetros, passando por várias avenidas e ruas da cidade. O sucesso do evento foi fruto de um grande trabalho conjunto das equipes da prefeitura, secretários e voluntários.O tanzaniano Joseph Tiophil Panga, no masculino, com o tempo de 29 minutos e 15 segundos, e sua compatriota Anastazia Dolomongo Ng’Ombengeni, no feminino, com tempo de 33 minutos e 31 segundos, foram os grandes vencedores da prova de “10 KM” da 62ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, tradicional corrida pedestre em comemoração ao aniversário de Apucarana, que neste ano completa 81 anos. Panga, havia sido vice-campeão da Prova 28 em 2023 e vice-campeão da última São Silvestre. Já Anastazia, foi  quarta colocada na última São Silvestre.

No masculino, a segunda posição foi de Walace Evangelista Caldas, de São Joaquim da Barra (SP), como tempo de 30 minutos e três segundos e, em terceiro, Reuben Longosiwa Poguisho, da Etiópia, com o tempo de 30 minutos e 17 segundos.

No feminino, o segundo lugar foi conquistado por Viola Jelagat Kosgei, do Quênia, com tempo de 34 minutos e 54 segundos e, em terceiro, a brasileira Tatiane Raquel da Silva, do Esporte Clube Pinheiros, com 34 minutos e 59 segundos.

A prova dos “10 KM” contou com 896 inscritos. O prefeito Rodolfo Mota celebrou o sucesso da primeira edição da corrida dentro do seu mandato. Ele ressaltou que desde o primeiro dia a prefeitura cuidou de cada detalhe da prova, que neste ano registrou recorde de inscritos, esgotando todas as 4,2 mil vagas.

“Olhamos cada situação como, por exemplo, a substituição de todas as lâmpadas no trajeto, da manutenção da arborização, que serão o legado dessa prova para cidade. A corrida foi recorde de participantes e público. Uma edição histórica que marca o início de um novo tempo em Apucarana”, disse o prefeito, agradecendo ao trabalho do secretário da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Rodrigo Liévore “Recife” e ao secretário de Esportes, Bruno Marchi, e suas equipes de servidores pelo empenho na organização da prova, além da parceria com as forças de segurança e voluntários que garantiram o sucesso da prova.

O percurso – Após a largada, na Praça Rui Barbosa, os competidores seguiram para duas voltas em um circuito de cinco quilômetros pela Avenida Curitiba sentido Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo) até o cruzamento com a Rua são Jerônimo. A partir de então, o trajeto envolveu trechos da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, rua Guarapuava, Ponta Grossa, Padre Severino Cerutti, Artur Bernardes, Firmam Neto, Travessa do Gera, novamente Avenida Curitiba até o ponto de largada, na Praça Rui Barbosa.

Resultados:

Masculino – 10 km
1º Joseph Panga
2º Walace Evangelista Caldas
3º Reuben Longosiwa Poguisho
4º Wendell Jeronimo Souza
5º Phillp Kipyeko

Feminino – 10 km
1º Anastazia Dolomongo Ng’Ombengeni
2º Viola Jelagat Kosgei
3º Tatiane Raquel da Silva
4º Emily Chebet
5º Marcela Cristina Gómez Cordeiro

Compartilhe
Rolar para cima